E se as crianças participassem mais do próprio processo de aprendizagem delas? Se elas reconhecessem que aprender é um processo prazeroso, que pode estar vinculado com nossos gostos, nossos interesses e ideias?

Bem, esse foi o objetivo da aula com a turminha de 3º Ano. Eu perguntei quem gostava de Futebol. E todos levantaram a mão. Eu perguntei os nomes do jogadores que eles mais gostavam e eles iam me dizendo: – ” Messi… Neymar… Kaká…”. Eu falei que nós iriamos treinar um jogador na aula e que ele estaria se preparando para a Copa de 2014. Eu disse que nós seriamos os treinadores dele e escolheríamos como ele deveria treinar, quantos chutes, quantos passos… E elas escolheram que nosso personagem seria o Neymar. O Neymar foi o escolhido para treinar no campo (Reta Numérica). Eu falei que eles poderiam desenhar o Neymar. E assim fizeram.

neymar

E achei o desenho bem criativo. E eu comentei: – “Bem, onde o Neymar deve ficar, em qual posição?” (Me referi ao número na reta numérica). Eles me responderam no número 10, porque ele é camisa 10 na seleção. Então, fomos começar pelo 10. Até que uma das meninas disse: -” seria legal se a gente pudesse desenhar uma trave de um lado e do outro do campo, aí ele teria que tentar chegar na trave.” Eu achei muito interessante a ideia e já fui pensando em perguntas para trabalhar com a adição e multiplicação na reta numérica. Eu perguntei: -” certo, o Neymar está no 10, mas para ele chegar na trave e fazer um gol, ele precisa treinar os chutes. Se ele der três chutes em direção a trave, e a bola for rolando de 4 em quatro, onde a bola pararia?” E eles foram me respondendo e desenhando na lousa. E eu fui aumentando o treino do Neymar. Eu disse que ele precisaria estar mais preparado para a Copa de 2014, então treinaria mais. Eu fui aumentando os tamanhos dos chutes e alternei com corridas para que o Neymar ficasse mais preparado. Enfim, as crianças se empolgaram com a aula e nem perceberam que estavam fazendo matemática.

Futebol e Matemática, uma ótima combinação.

Postado no Blog do Círculo por  – Fortaleza – Ceará)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *