Na concepção pedagógica do Círculo da Matemática a participação e auto reflexão dos alunos são essenciais para a construção do conhecimento matemático. As aulas do Círculo da Matemática, lideradas por educadores brasileiros capacitados na metodologia do “The Math Circle”, são normalmente estruturadas em pequenos grupos e oferecidas uma hora por semana para cada grupo.

O Círculo da Matemática muda a pedagogia da cobertura rápida de conteúdos presente nos cursos tradicionais de matemática para uma pedagogia participativa e lúdica, onde os erros, as conjecturas, exemplos e contra exemplos dados pelas crianças são ingredientes pedagógicos chave na fundamentação do pensamento e levam a apropriação e construção do conhecimento matemático com confiança.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) elegeu a educação matemática como seu foco para 2014. O Círculo da Matemática do Brasil espera contribuir para esses esforços e ajudar as escolas a atingir as metas e resultados desejados. Durante 2013, 7000 crianças receberão aulas semanais do Círculo da Matemática.

Por que realizar este projeto nas escolas?

Porque enriquecendo e complementando o trabalho que o professor já faz, os resultados esperados são:

  1. Melhoria do conhecimento matemático das crianças.
  2. Melhoria do desempenho escolar das crianças na matemática.
  3. Fortalecimento da capacidade de raciocínio abstrato das crianças.
  4. Melhoria das competências das crianças no uso da matemática no seu cotidiano.
  5. Melhoria da autoestima das crianças em relação à matemática e do seu gosto por ela.