Na concepção pedagógica do Círculo da Matemática a participação e auto reflexão dos alunos são essenciais para a construção do conhecimento matemático. As aulas do Círculo da Matemática, lideradas por educadores brasileiros capacitados na metodologia do “The Math Circle”, são normalmente estruturadas em pequenos grupos e oferecidas uma hora por semana para cada grupo.
O Círculo da Matemática muda a pedagogia da cobertura rápida de conteúdos presente nos cursos tradicionais de matemática para uma pedagogia participativa e lúdica, onde os erros, as conjecturas, exemplos e contra exemplos dados pelas crianças são ingredientes pedagógicos chave na fundamentação do pensamento e levam a apropriação e construção do conhecimento matemático com confiança.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) elegeu a educação matemática como seu foco para 2014. O Círculo da Matemática do Brasil espera contribuir para esses esforços e ajudar as escolas a atingir as metas e resultados desejados. Durante 2013, 7000 crianças receberão aulas semanais do Círculo da Matemática.
Por que realizar este projeto nas escolas?
Porque enriquecendo e complementando o trabalho que o professor já faz, os resultados esperados são:
- Melhoria do conhecimento matemático das crianças.
- Melhoria do desempenho escolar das crianças na matemática.
- Fortalecimento da capacidade de raciocínio abstrato das crianças.
- Melhoria das competências das crianças no uso da matemática no seu cotidiano.
- Melhoria da autoestima das crianças em relação à matemática e do seu gosto por ela.